Tradução: promovendo a boa vontade e o entendimento sempre. Feliz Natal e Excelente Ano Novo!



Nesse final de ano, vou falar de algo pessoal. Não gosto de mensagens genéricas, acho vazias e sem significado. Vou falar de algo que me pôs para pensar no significado do que seja boa vontade e entendimento.


Meu marido fez o teste de DNA: descobri que sou casada há 25 anos com uma pessoa que têm, em seus genes, praticamente o mundo inteiro: índios do Chile, judeus asquenaze, mongóis, sul da Ásia, senegaleses e da Costa do Marfim, irlandeses, bascos, todo o sul da Europa, alemães, poloneses, norte da África, Oriente Médio, leste da Europa, em diversas porcentagens no DNA de meu marido. A ONU em 23 cromossomos.


O roteiro da mitocôndria (sempre passado pelas mães) percorre o globo no sentido anti-horário, passa pelo estreito de Bering e desce a América. O roteiro do Y (sempre passado pelos pais) percorre o globo no sentido horário. E se encontram em um ponto, onde marido nasceu.


Como essa multitude de pessoas, como essa sucessão de indivíduos, em locais tão díspares ao redor do globo, convergiram nesse indivíduo único? Culturas distintas, línguas distintas, locais de nascimento distintos, e todos deram na pessoa casada comigo? Como, em épocas onde se viajava lentamente, pessoas tão distintas conseguiram se fazer entender e viver suas vidas e sobreviver, e no final das contas comporem o genoma do que é hoje o meu marido?


Ele é o DNA da Babel do que é ser um ser humano, com a diferença que ele é um ser coeso e, ao mesmo tempo, o ponto final de uma sucessão de indivíduos que, apesar de serem tão díspares, se entenderam e se comunicaram e tiveram filhos. E assim por diante.


Bom, se ele é o ponto final, nós temos a reticências: 3 filhas, também Babéis da mistura do pai com a mãe (meu teste sai essa semana, espero).



E o que isso tem a ver com tradução? Bom, se não houvesse comunicação em toda a árvore de indivíduos que desembocou nele, não haveria a árvore per se. Tradução é entendimento, é mensagem compreendida e passada para frente, é comunicação. É boa vontade. É esperança em ter um futuro comum e em comum.


Não precisamos falar a mesma língua: com a tradução a mensagem pode ser compartilhada.


Uma mensagem de paz, boa vontade e convivência com o estranho, o estrangeiro, o diferente. A aceitação das diferenças que fazem com que, no fim, sejamos o que somos: seres humanos.


Feliz Natal e um Excelente Ano Novo para todos, de coração. Que em 2020 possamos promover mais entendimento e boa vontade entre os seres humanos.


Bônus: Nossos meninos também desejam Feliz Natal a todos!

© 2011-2020 by Dani's Translations